Dias Mundial da Saúde e do Combate ao Câncer: por que essas datas são importantes?

Prevenção e diagnóstico precoce são os atos mais importantes, quando se trata de câncer.

Dias 7 e 8 de abril são marcados por ações mundiais em prol da saúde. O primeiro é o aniversário da OMS. O segundo, uma data pensada para promover a conscientização do combate ao câncer.

Os dias 7 e 8 de abril são marcados por ações mundiais em prol da saúde. Dia 7 é o Dia Mundial da Saúde e 8, do Combate ao Câncer. O primeiro é a celebração do aniversário da Organização Mundial da Saúde (OMS), fundada em 1948. O segundo, uma data pensada para promover a conscientização do combate a essa doença, que atinge mais de seiscentas mil pessoas ao ano, só no Brasil.

Essas datas trazem à tona a importância dos cuidados básicos com a saúde. Os mais importantes são os cotidianos, que se referem à dieta, prática de exercícios físicos, consumo de água, redução do consumo de bebidas alcoólicas e evitar fumar.

No que tange ao câncer, prevenção e diagnóstico precoce são os atos mais importantes. Diversos tipos da doença são evitáveis; outros tantos, curáveis, quando detectados precocemente.

Alimentação saudável, prática de atividades físicas regulares e check ups periódicos, sobretudo em casos de histórico familiar, são fatores fundamentais no processo de prevenção e tratamento. No caso dos tumores do ouvido a realidade não é diferente.

Além disso, vale ressaltar que, em casos de inflamações nos ouvidos, é de substancial importância seguir os tratamentos indicados pelo médico. Ainda, buscar atendimento de um especialista ao identificar os primeiros sintomas, já que essas doenças podem começar silenciosamente e, muitas vezes, os sinais acabam sendo negligenciados. O Dr. Maurício Noschang é Otologista, com ampla especialização no tratamento das doenças do ouvido. Em casos de otites que não melhoram, dor no ouvido, perda auditiva unilateral ou sensação de pulsação no ouvido, consulte com o Médico. Toque aqui para agendar.